Computação Científica em Python

Publicado em 05/09/2019

Projeto de software

Os alunos de Engenharia Física do Demar tem a oportunidade de aprender, logo no primeiro semestre do curso, a linguagem de programação que mais cresce no mundo: a linguagem Python, na disciplina LOM3260 — Computação Científica em Python. O responsável pela disciplina, o Prof. Dr. Luiz Tadeu Fernandes Eleno, mantém um site com o material disponibilizado aos alunos: python.computeel.org.

O site foi pensado como uma maneira de divulgar e incentivar o uso de python e software livre pela comunidade em geral. Por isso, o material é acessível de qualquer dispositivo conectado à internet a partir de qualquer lugar.

A interface do site é de fácil navegação e contém recursos modernos de teste de código, com o apoio do trinket.io, de forma que o usuário pode testar imediatamente ideias de código python no próprio site.

O material do site ainda está em desenvolvimento, mas o número de páginas completas cresce a cada dia. O feedback dos alunos do curso é muito importante para que o conteúdo das páginas seja o mais didático possível, incorporando as principais dúvidas de um iniciante em programação.

A comunidade do Demar espera que o site python.computeel.org venha a ser um auxílio precioso a todos os novatos em programação e que tem dificuldades em encontrar material de qualidade em português.