Professor visitante no Demar

Publicado em 16/09/2019


Prof. John Neumeier
Prof. John Neumeier

Demar recebe especialista em Supercondutividade

por Simone Colombo – Assessoria de Imprensa

A partir de hoje o DEMAR::EEL::USP contará com a presença do Prof. Dr. John Neumeier da Montana State University – EUA por um período de 6 meses. O objetivo da sua estada é dar continuidade à colaboração, de mais de uma década, junto aos pesquisadores do grupo de supercondutividade do Departamento de Engenharia de Materiais da EEL (DEMAR).

Os campos de interesse científico do Dr. Neumeier envolvem Física da Matéria Condensada, Termodinâmica, Física de Baixas Temperaturas e Crescimento de Monocristais. O Dr. Neumeier é um dos maiores especialistas em medidas de Expansão Térmica de altíssima resolução usando célula capacitiva de quartz [J. J. Neumeier et al., Rev. Scient. Instrum. 79, 033903 (2008)].

Em Lorena, o pesquisador pretende implementar a técnica de Expansão Térmica no Laboratório de Baixas Temperaturas do DEMAR. Ele desenvolverá o projeto intitulado “A Estrutura Cristalina do Nióbio e a Anisotropia de suas Propriedades Supercondutoras” que será financiado pela FAPESP (Proc. 2019/12798-3), sob a responsabilidade do Prof. Dr. Carlos Alberto Moreira dos Santos. Além disso, durante sua estada na Instituição, o cientista fará algumas palestras sobre suas recentes pesquisas e realizará diversos encontros com pesquisadores e alunos de Iniciação Científica e Pós-graduação do grupo de supercondutividade.

Para maiores informações, acesse o website http://www.physics.montana.edu/directory/faculty/1524434/john-neumeier