Demar recebe o Prof. Milton Torikachvili

Publicado em 12/12/2019


Prof. Milton Torikachvili
Prof. Milton Torikachvili

Por Simone Colombo

(ver notícia original)

O Demar está recebendo, por um período de quatro meses, o Prof. Dr. Milton Torikachvili, da San Diego State University (SDSU). O professor Torikachvili é especialista na chamada Física Extrema, que consiste no estudo de propriedades físicas de materiais supercondutores e magnéticos submetidos a altíssimas pressões.

Torikachvili fará pesquisas junto ao grupo de novos materiais supercondutores coordenado pelo Prof. Dr. Antonio Jefferson da Silva Machado. Neste projeto, supercondutores topológicos descobertos em Lorena serão avaliados por suas propriedades em regimes de altíssimas pressões, superiores a 10 GPa. (Fapesp 2019/17878-5). O pesquisador visitante tem índice-h 37 com mais de 150 trabalhos publicados em revistas de extrema importância na área de Física da Matéria Condensada. “Torikachvili certamente trará uma contribuição muito grande para o grupo” afirma o professor Jefferson Machado.

O pesquisador fez seu mestrado e doutoramento na Unicamp sob orientação do Prof. Dr. Daltro Garcia Pinatti no período compreendido entre 1979 e 1981. Seu Pós-Doutorado foi realizado na Universidade da Califórnia em San Diego UCSD (sob a supervisão do Prof. Dr. Brian Maple) onde atuou como pesquisador na até 1987. Em 1987 o Prof. Milton assumiu uma posição de professor na San Diego State University SDSU, permanecendo até hoje.