Demar terá representante de IC no exterior

Publicado em 18/02/2020

Danilo Alencar de Abreu

Por Simone Colombo

(ver notícia original)

Ingressar no universo científico ainda na graduação é uma oportunidade que o programa de Iniciação Científica (IC) da USP oferece aos seus alunos. Através do programa, os jovens são submersos no mundo da pesquisa e têm a oportunidade de aprender novas metodologias e buscar soluções para diversos problemas do mundo da ciência. Fazer IC une a teoria com a prática e deixa os alunos com o pé na Pós-Graduação e com potencial de se tornarem novos cientistas. E os frutos de toda sua dedicação, bem como o talento para buscar novas descobertas, podem ser colhidos antes mesmo de serem engenheiros.

É o caso de Danilo Alencar de Abreu (Engenharia de Materiais), parte de um grupo seleto de 10 estudantes da USP selecionados na Etapa Internacional do SIICUSP (Simpósio de Iniciação Científica e Tecnológica da USP) para representar o país no exterior. O SIICUSP, que visa divulgar e acompanhar resultados de projetos de IC realizados por estudantes de graduação da USP teve, em 2019, 3.760 inscritos.

Na EEL foram apresentados 100 trabalhos na primeira fase do SIICUSP realizada na unidade no dia 08 de outubro de 2019. Destes 100, 15 foram selecionados por um grupo de avaliadores para participar da Etapa Internacional em São Paulo, no dia 5 de novembro.

De todas as unidades da USP, participaram da etapa internacional 560 estudantes. Ao final dessa etapa, 112 receberam menção honrosa e dentre esses 10 foram indicados pelo Comitê científico composto por docentes da USP para representar a USP em eventos no exterior.

O trabalho apresentado pelo Danilo no SIICUSP busca uma nova base para o desenvolvimento de novas ligas metálicas (Titânio, alumínio, e zircônio) que possam ser usadas em altas temperaturas na indústria aeroespacial. Danilo, que viajou no início de fevereiro pra França para realizar um intercâmbio, conta que começou sua iniciação científica em 2016 no segundo ano da graduação. O estudante em breve irá publicar um artigo em uma revista científica da área, o que não é tão comum para um aluno de graduação. Para o jovem de 24 anos, que está no penúltimo semestre do curso de Engenharia de Materiais, fazer IC foi sua melhor escolha: “Estou vivendo coisas que quando eu ingressei na graduação, não imaginaria estar vivendo tão cedo”.

Danilo irá apresentar seu trabalho de iniciação científica nas universidades Rutgers e Ohio State, ambas nos Estados Unidos entre os meses de março e abril, em data ainda a ser definida. As despesas da viagem serão custeadas pela Pró-Reitoria de Pesquisa. Ele terá o privilégio de realizar visitas aos laboratórios e de conhecer as pesquisas destas universidades.

Sucesso para o Danilo e todos os envolvidos na pesquisa, em particular o seu orientador, o Prof. Dr. Gilberto Carvalho Coelho.